terça-feira, 19 de julho de 2011

Pecado x Santidade/Avivamento



Em Gênesis no Capítulo 03, do versículo 09 ao 11, fala a respeito da queda do homem (Adão e Eva).

09 - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Adão e Eva tinham uma vida de total privilégios.
Todas as tardes, na viração do dia, Deus vinha falar com eles, mas um dia Deus veio e chamou por Adão.
Deus perguntou, onde estás?
Ao que respondeu, ouvi a tua voz e temi, porque estava nu, e escondi-me.
Todas os dias antes deste dia, eles já estavam nus, eles viviam assim. Porque de repente isso passou a incomodar?
Havia um fruto de uma árvore muito bonita no meio do Jardim do Éden, e, Deus disse para Adão e Eva que podiam comer de todos os outros frutos do jardim, mas do fruto desta árvore não. Fez-lhes advertências acerca das consequências se comessem. Mesmo assim eles desobedeceram a Deus e comeram o fruto, a partir desse instante, seus olhos foram abertos e eles notaram que estavam nus.
Quando desobedeceram a Deus, eles pecaram.
Temos aqui um quadro, pecado x santidade.
Pecado significa: transgressão. Tudo aquilo que separa o homem de Deus. O pecado faz separação entre nós e Deus.
“Existem coisas que ainda não são para sabermos”. Deus perguntou: Quem te mostrou que estavas nu?
Adão viu que estava nu por causa do pecado, da desobediência. Isso acusou a sua nudez. É isso que o diabo faz quando pecamos. Ele nos acusa, nos aponta diante de Deus e dos homens. Ele ri quando desobedecemos, afrontando a Deus. O pecado nos condena e faz com que queiramos nos esconder de Deus assim como fizeram Adão e Eva que se esconderam entre as árvores do jardim.
Eles tinham intimidade com Deus, eram os primeiros na terra, todos os dias podiam falar com o Senhor livremente, habitavam no lugar que creio ser o mais lindo que já existiu na terra, tinham total domínio sobre os animais, mas trocaram tudo isso por uma “curiosidade”. A serpente os enganou e isso mudou a vida de toda a humanidade.
Quando eu peco, quando você peca, enfim, quando todos nós pecamos, não muda apenas uma parte da nossa vida em particular, mas mudamos o curso de tudo ao nosso redor, as próximas gerações também poderão ser afetadas por nossas atitudes. É por isso que prestaremos contas diante de Deus pelos nosso atos.
Sempre se ouve falar em avivamento, e, muitas vezes temos a ideia de algo como um grande evento, coisas sobrenaturais, um culto na direção dos jovens, muitos louvores, danças, profecias, falar em línguas e etc. É isso, mas é muito mais.
Temos aqui outro quadro: Pecado x Santidade/Avivamento.
Avivamento é algo que precisa acontecer sempre em nossas vidas, mas para estarmos avivados, é preciso estarmos santificados.
Todos os dias precisamos de santidade em nós. A palavra nos diz que, sem santificação ninguém verá a Deus. Ora, se Deus é a razão das nossas vidas, devemos viver a cada dia em santidade para um dia vermos a sua face, porque ver a Deus quer dizer habitar com ele, vê-lo como ele é, viver eternamente em sua companhia. Isso é tremendo!
A santificação faz aproximação entre o homem e Deus. Santidade significa separação do pecado. Quando Adão e Eva pecaram, eles se esconderam de Deus, mas eles podiam ter corrido para Deus e dito, desobedecemos, mas não queremos estar longe de ti, Senhor. Ao contrário, eles fugiram da voz de Deus, sentiram medo daquele que os criou, daquele que entregou o jardim e o domínio dos animais em suas mãos.
Hoje não somos diferentes deles. Pecamos e fugimos de Deus, quando o que deveríamos fazer era correr para Deus e nos arrepender. Pedir perdão e mostrar nossa nudez, nossa dependência dele.
O que essa palavra revela é que, se pecarmos, e nós pecamos, podemos chegar até o Pai, nus mesmo, sem tentar fazer alguma folhagem como Adão e Eva fizeram, tentando cobrir sua vergonha. Deus sabe de tudo, e quando nos arrependemos sinceramente, ele nos perdoa e muda nossa história. As folhagens não podiam cobrir a pele de Adão e Eva, e Deus em sua infinita misericórdia, fez túnicas de pele de animal para os vestir. Mesmo tendo desobedecido, Deus não os abandonou à própria sorte, ainda assim, ele providenciou uma veste nova para eles, pois o sol os queimaria a partir daquele instante.
Quando alguém peca, o diabo aponta e quer que se pense que tudo acabou, mas não acabou. Não devemos pecar, mesmo sabendo que Deus nos perdoa, pois isso é tentar a Deus, contudo se pecarmos, temos um advogado junto ao Pai, Jesus.
A palavra de Deus diz que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Para que Deus vestisse Adão e Eva, houve o sacrifício de algum animal, foi derramado o sangue para então se fazer as vestes para eles.
Deus enviou Jesus, o seu Cordeiro para morrer por nós, Ele derramou seu sangue, para fazer novas vestes, vestes de justiça diante do Pai.
É preciso sempre voltar a Deus e nos arrepender, então, se acontecer de pecar, não fuja da presença de Deus, mas corra para ele. É claro que devemos vigiar e orar em todo o tempo e termos a certeza de que nosso Deus está no controle de tudo e lembrar sempre que quando nos arrependemos e deixamos o pecado, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar.
Que Deus abençoe abundantemente sua vida em nome de Jesus.

Edilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário